Translate

sábado, 3 de maio de 2014

A Fonte de Águas Cristalinas na Qual Devemos Beber

Onde reside a completa credibilidade do ensino bíblico, dos puritanos históricos dos séculos XVII e XVIII? (John Owen, Richard Sibbes, Richard Baxter, Thomas Godwin, Thomas Watson, entre muitos outros)

Justamente no fato de terem sido dissidentes do modelo institucional da igreja inglesa, que obrigava os pastores a seguirem as instruções do governo, no culto público, tanto no que se refere ao ensino, quanto à forma de adoração.

Milhares de pastores abriram mão de seus salários e foram expulsos das igrejas que dirigiam, porque a par de qualquer perseguição ou martírio que pudessem sofrer, eles estavam determinados a pregar, ensinar e a viver o puro evangelho de Jesus Cristo, conforme se encontra revelado na Bíblia, porque acima de tudo e até de suas próprias vidas, amavam a exata Palavra de Deus.
A Igreja de Filadélfia se for considerada pelo critério das sucessivas etapas históricas, recai neste período abençoado de homens que não amaram a própria vida, e não negaram nem o nome, nem a Palavra de Jesus.
Assim, se alguém deseja conhecer o que é viver o evangelho em sua inteireza, e a genuína interpretação do texto bíblico, deve voltar aos puritanos, e não dar completo crédito a tudo o que foi produzido fora desta fonte abençoada, a partir do século XIX, que segundo testemunho do próprio Spurgeon, já começava a dar sinais da grande apostasia de Laodiceia.  

Vivamos no presente século, enfrentando os problemas da nossa época, mas tenhamos um coração como o que tiveram os puritanos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário